NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#VACINAÇÃO Há 29 dia(s)

Dia D de vacinação Antirrábica

Neste sábado, 26/10, das 8h às 16h, a Secretaria de Saúde de Pacajus convida você e seu [...]

#Saúde Há 44 dia(s)

A conscientização do câncer de mama deve acontecer o ano todo, não apenas em outubro. Marque um exame, se toque, fale co

A conscientização do câncer de mama deve acontecer o ano todo, não apenas em outubro. Ma [...]

#Cultura Há 150 dia(s)

PNAB - Encontros de Escuta com a Sociedade Civil - Política Nacional Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura e Turismo de Pacajus e a Política Nacional Aldir Blanc, promover [...]

#Desenvolvimento Há 154 dia(s)

A sala do empreendedor de Pacajus informa

ATENÇÃO MEI ?? O prazo para cadastro no DET ( Domicílio Eletrônico Trabalhista) já e [...]

#Cultura Há 172 dia(s)

EDITAL IX PACAJUS CIDADE JUNINA 2024

A Prefeitura de Pacajus, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lança o IX Edital Pacajus Cidade Junina.

#Agricultura Há 172 dia(s)

Entrega dos Kits Fortpesca

Nesta segunda-feira, em parceria com o Governo do Estado, os pescadores do nosso município irão receber kits do programa FortPesca Ceará.

#AssistênciaSocial Há 179 dia(s)

75 novas famílias de Pacajus foram integradas ao Programa Bolsa Família neste mês de Maio de 2024.

A Secretaria Municipal de Proteção Social comunica que 94 novas famílias de Pacajus foram integradas ao Programa Bolsa Família neste mês de Abril de 2024.

#DataComemorativa Há 189 dia(s)

16 de Maio dia do Gari

Nosso reconhecimento vai para aqueles que são essenciais para o bem-estar da nossa cidad [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito