O município de Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza, será base do observatório nacional de Segurança Pública, com inclusão Sistema Único de Segurança Pública - SUSP. Dos 184 municípios do estado, apenas 20 cidades irão receber. As ações serão direcionadas para garantir um fortalecimento à rede integrada para investigar e utilizar tecnologia para atuação conjunta das forças de seguranças locais e nacionais.
"Acredito que é um passo muito importante para fomentar a integração e articulação das forças segurança. O município está preparado e vai atuar em conjunto para reduzir os índices de violência e dar mais para segurança para a população", afirmou o secretário municipal de segurança pública, Zé Filho.
Implantado pela Lei nº 13.675/2018, o Susp prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal. As polícias civis, militares e Federal, as secretarias de Segurança e as guardas municipais serão integrados para atuar de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.