NOTÍCIAS

16-MAR-2021

Nota informativa sobre a situação do Hospital José Maria Philomeno Gomes

#Saúde POR DANRLEY 16 DE MARÇO DE 2021

A Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer sobre as últimas informações que andam circulando nas redes sociais sobre o Hospital José Maria Philomeno Gomes.

1) Primeiramente importante se faz mencionar que a crise na saúde pública tornou-se exponencialmente mais intensa nos últimos dias, quando o Brasil inteiro sofre uma nova onda de propagação do Covid-19, especialmente o Estado do Ceará com o advento de uma nova variante do COVID-19. Sendo um dos primeiros municípios a adotar o "lockdown", na região metropolitana, com o objetivo de controlar a propagação do Coronavirus.

2) Na manhã desta terça-feira (16) ocorreram transferências de pacientes que estavam internados no Hospital e apresentavam estado clínico grave, sendo que o Hospital de Pacajus é secundário e tem internamento para pacientes de baixa e média complexidade, tendo, na noite anterior, atingindo sua capacidade máxima. Fato esse que levou a acionar o Estado do Ceará, por meio do SAMU, para a realização de transferências dessas pacientes em vagas zero.

3) Hoje o Hospital conta com uma usina de oxigênio que está operando com a capacidade máxima, no seu limite, devido à alta demanda e quantidade de pacientes que o Hospital vem recebendo. A usina produz até 16 mil m³ por hora de oxigênio medicinal, mas é insuficiente para a quantidade de pacientes em casos graves. A transferência é um excesso de cuidado para que não haja falta do oxigênio devido à sobrecarga do sistema.

4) É público e notório que os municípios, do Estado do Ceará, vêm enfrentando problemas em adquirir oxigênio hospitalar. Diante desse fato, o Município de Pacajus, mesmo com sua usina de oxigênio, não está medindo esforços para adquirir cilindros de oxigênios hospitalares.

5) O município ampliou os números de profissionais de saúde ao atendimento de pacientes com COVID-19, bem como ampliou suas estruturas aos limites máximos de suas possibilidades para atendimento exclusivo a pacientes em tratamento da COVID-19

6) A Secretaria de Saúde, a direção do Hospital Municipal e os profissionais da Saúde tem se empenhado em manter o adequado funcionamento do hospital, com seus insumos e profissionais, tentando também o apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do SAMU/CE para garantir a transferência dos pacientes críticos, porém, a demanda de pacientes críticos é atípica em todos os locais.

Por fim, o município de Pacajus/CE vem informar trabalha incansavelmente com a missão de salvar vidas e prestar o melhor atendimento possível a sua população.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

94 novas famílias de Pacajus foram integradas ao Programa Bolsa Família neste mês de Abril de 2024.

A Secretaria Municipal de Proteção Social comunica que 94 novas famílias de Pacajus fora [...]

#Agricultura Há 2 dia(s)

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2024

Nesta segunda-feira (15) a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) inicia a Cam [...]

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Vale Gás Social Abril de 2024

divulgação da lista de beneficiários do Programa Vale Gás, referente ao lote ABRIL/2024. Este programa é mais uma iniciativa dedicada a apoiar e fortalecer as famílias.

#Saúde Há 42 dia(s)

Campanha de vacinação contra a Influenza 2024

A Prefeitura de Pacajus Por meio da secretaria de saúde iniciou Hoje a campanha de vacin [...]

#AssistênciaSocial Há 51 dia(s)

ENTREGA DOS CARTÕES CEARÁ SEM FOME 2024

A Prefeitura de Pacajus, através da Secretaria Municipal de Proteção Social, irá entrega [...]

#AssistênciaSocial Há 63 dia(s)

LISTA DOS BENEFICIARIOS DO PROGRAMA VALES GAS 2024 PACAJUS

LISTA DOS BENEFICIARIOS DO PROGRAMA VALES GAS 2024 PACAJUS

#Esporte Há 88 dia(s)

Praça Mais Infância

Estamos honrados em anunciar a entrega de mais um projeto: Praça Mais Infância Junte-s [...]

#Agricultura Há 99 dia(s)

Inscrições hora do trator

A Prefeitura de Pacajus, através da Secretaria de Agricultura informa que no dia 15 de j [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito