CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a Influenza 2024

A Prefeitura de Pacajus Por meio da secretaria de saúde iniciou Hoje a campanha de vacinação contra a Influenza 2024, priorizando os grupos mais vulneráveis. Confira quem deve se vacinar e dirija-se às Unidades Básicas de Saúde, que estão prontas para atendê-lo das 8h às 16h. Documentação necessária: CPF, cartão de vacina e cartão do SUS. Vacine-se e previna-se contra a influenza, garantindo imunidade durante o período de maior circulação do vírus. Junte-se a nós nesse ato de amor e responsabilidade pela saúde de todos!

#Saúde 18/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Primeirdo dia D 2024

A prefeitura de Pacajus por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida a todos os pacajuenses para o PRIMEIRO DIA D DA VACINAÇÃO. Dia 27 de janeiro, todas as Unidades básicas de saúde estarão abertas para realização dos esquemas vacinais, atualização de cadernetas e rotina para todas as faixas etárias.

Procure a unidade mais próxima da sua residência munido de cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF.

Vacinas Salvam!

#Saúde 10/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dezembro Vermelho

Neste domingo, 10 de dezembro, a Prefeitura de Pacajus através da Secretaria de Saúde, realizará uma ação para reforçar os cuidados e conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Confira a programação.

#Saúde 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Quem ama vacina: Campanha multivacinação segue até o dia 14 de outubro

A Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a campanha nacional de multivacinação até o dia 14 de outubro. Não fique de fora e faça a atualização da caderneta de vacinação. O público da campanha abrange crianças a partir de 2 meses até jovens de 15 anos.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e vacine-se!

#Saúde 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Outubro rosa sensibiliza sobre o autocuidado e a prevenção contra o cancêr de mama

O mês de outubro é marcado por uma iniciativa mundial que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa campanha, conhecida como "Outubro Rosa," é um movimento que surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo inteiro, tornando-se um símbolo de esperança e solidariedade na luta contra essa doença.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, e a detecção precoce desempenha um papel crucial na sua cura. O Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância do autoexame das mamas e da realização de mamografias regularmente a partir dos 40 anos (ou mais cedo, em casos de histórico familiar).

Além da conscientização sobre a prevenção, o Outubro Rosa também busca promover a solidariedade e o apoio às mulheres que enfrentam o câncer de mama. Durante este mês, diversas organizações, empresas e instituições de saúde realizam ações e eventos para arrecadar fundos, oferecer suporte emocional e disseminar informações sobre o câncer de mama.

Vista-se de rosa, fale sobre o Outubro Rosa e, acima de tudo, cuide da sua saúde e da saúde das mulheres que você ama. Afinal, juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o câncer de mama.

#Saúde 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha De Vacinaçao Antirrábica Animal

No próximo dia 21 de Outubro será o dia 'D' de vacinação para Antirrábica Animal! ????

Leve seu cão e/ou gato para ser vacinado, proteja a saúde deles e de quem convive com eles diariamente.

Lembrando que a aplicação deve ocorrer em cães e gatos com ao menos 90 dias de vida (3 meses). Esta vacinação é gratuita e essencial para a saúde dos nossos pets!

??Confira os pontos de vacinação ??

Prefeitura de Pacajus e Secretaria de Saúde juntos para combater a raiva animal! ?

#VACINAÇÃO 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de Multivacinação

Sábado dia 07 de outubro será realizado o dia D da nossa campanha de multivacinação!!

Se você tem crianças entre 2 meses e 15 anos, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa, zona rural 08:00h as 14:00h sede 08:00h as 16:00h

Junte-se a nós na Campanha de Multivacinação. Proteger nossos filhos é um ato de amor. Atualize as vacinas, garanta saúde e bem-estar. Vacinar é cuidar!

Dia D da multivacinação. Esperamos por vocês!

Secretaria municipal de saúde - Prefeitura de pacajus

#VACINAÇÃO 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ABERTURA DA CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO Para atualização da cardenata
#Saúde 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde da mulher: mutirão de prevenção é realizado no novo posto de Saúde do Centro

Prefeitura de Pacajus através da Secretaria Municipal de Pacajus realizará mutirão de prevenção contra o câncer de colo de útero.

O evento acontecerá nesta quarta-feira, 23 de agosto a partir das 17h na Unidade Básica de Saúde do Centro.

Exclusivo para mulheres de 25 a 64 anos que não tenham feito exame de prevenção nos últimos 2 anos.

Prevenir é dizer sim a vida!

#Saúde 27/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PACAJUS ALCANÇA META DE ACOMPANHAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

Pacajus conseguiu atingir um percentual acima da meta estadual em relação ao acompanhamento do Bolsa Família.

De acordo com o Governo Federal, atingimos 82,94% de acompanhamento das famílias cadastradas no Bolsa Família em nosso município.

A atualização cadastral é essencial para que as famílias tenham acesso contínuo aos programas de prevenção, promoção e tratamento de saúde.

Agradecemos aos Agentes Comunitários de Saúde por todo trabalho e empenho!

#Saúde 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA ENTREGA DA REFORMA DO POSTO DE SAÚDE DO PASCOAL

Mais saúde para os pacajuenses!

Nesta sexta-feira (10/02), a partir das 19h, será entregue a reforma da Unidade Básica de Saúde do Pascoal.

Venha participar conosco de mais essa conquista!

#Saúde 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA ENTREGA DE KIT's DE SINAIS VITAIS PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Na manhã desta sexta-feira (3), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberam o Kit dos Sinais Vitais, contendo: oxímetro, glicosímetro e verificador de pressão arterial.

Os profissionais estão sendo capacitados no "Projeto Saúde com Agente", e após o curso, essa será uma das atribuições dos ACS.

É a Prefeitura de Pacajus trabalhando para garantir mais saúde e qualidade de vida para a população

#Saúde 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Estudante da rede municipal é destaque na etapa estadual do Prêmio Peteca

A Educação de Pacajus comemora mais uma grande conquista:

A aluna Luanny Alice Girão da Silva, da Escola Raimundo Sotero de Moura, foi premiada com 2º lugar na etapa estadual da categoria Poesia no Prêmio Peteca.

Agradecemos o seu esforço e dedicação. Temos muito orgulho de você, Luanny!

#Saúde 20/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde divulga o calendário de funcionamento dos Postos de Saúde durante o recesso de final de ano

A Prefeitura de Pacajus através da Secretaria de Saúde informa os horários de funcionamento durante o recesso das festas de fim de ano.

Fique atento:

De 8h às 16h

De 19/12 a 06/01:

Unidades Básicas de Saúde que irão funcionar:

UBS Itaipaba

UBS Paulicéia

UBS Aldeia Park

UBS Croatá 1

UBS Croatá 2

UBS Cohab

UBS Bangubras

UBS Coaçu

UBS Buriti

UBS Banguê 2

Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF): funcionará as terças e quartas (dias: 20, 21, 27 e 28/12).

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): funcionará as terças e quintas (dias: 20,22,27 e 29/12).

Secretaria Municipal de Saúde e Hospital José Maria Philomeno Gomes funcionam normalmente.

#Saúde 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde recomenda uso de mascaras em ambientes fechados e com aglomeração

Diante de novos casos de aumento da COVID-19 em todo o país, a Prefeitura de Pacajus recomenda que os pacajuenses usem máscara em ambientes fechados e com aglomeração.

As máscaras devem estar ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca.

FIQUE ATENTO: Mantenha o seu esquema vacinal em dia!

#Saúde 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de vacinação antirrábica atinge 15.206 animais, zona urbana e rural

A Secretaria Municipal de Saúde de Pacajus realizou o "Dia D" de vacinação antirrábica com objetivo de imunizar cães e gatos. Ao todo, foram vacinados 15.206 animais, sendo 10.539 cães e 4.667 gatos, zona rural e zona Urbana.

A vacinação antirrábica imuniza os animais contra a raiva, doença causada pelo vírus rábico transmitido ao homem pelo contato com animais infectados através de mordedura, arranhadura e lambedura. Quem ainda não vacinou seu animal, pode levar seu pet até o dia 15 de dezembro na sede do Centro de Endemias.

#Saúde 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Confira a lista dos locais de vacinação do dia D contra à raiva em Pacajus

Atenção, pais de pet: tá chegando a hora de vacinar seu peludinho!

A Prefeitura de Pacajus, por meio do Setor de Zoonoses, vai iniciar na Sede a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 em cães e gatos neste sábado (05/11). De 8h às 16h. A Campanha de Vacinação tem objetivo de estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva entre os animais e com isso, a prevenção de intercorrência em humanos. Fique atento e vacine o seu melhor amigo!Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade.

ESCOLA ARTHUR BANDEIRA

A.B.V

2.

ESCOLA PROF. HERMINIA DE MENDONÇA

ALDEIA

3.

ESCOLA ALICE LOPES

ALDEIA PARK

4.

PRAÇA DA MUTUCA

BURITI

5.

ESCOLA ALBA LARANJEIRA

BURITI

6.

ESCOLA PEDRO COSTA

BURITE ESMEROS

7.

RODOVIÁRIA

BANGUÊ I

8.

ESCOLA RAIMUNDO SOTERO

BANGUÊ I

9.

ESCOLA JOÃO DE CASTRO E SILVA

BANGUÊ I - MATA

10.

ESCOLA EDITE NOGUEIRA COSTA

BANGUÊ I - PAJEÚ

11.

POSTO DE SAÚDE

BANGUÊ II

12.

COLÉGIO MUNICIPAL

CENTRO

13.

PRAÇA DA SECRETARIA DE SAÚDE

CENTRO

14.

ESCOLA ESAÚ NOGUEIRA

COAÇU

15.

PRAÇA DA COHAB

COHAB

16.

PRAÇA DO VIRGÍLIO TÁVORA

CROATÁ I

17.

MALOCA DOS BRILHANTE

CROATÁ I

18.

ESCOLA JOÃO RONALDO

CROATÁ II

19.

POSTO DE SAÚDE CROATÁ II

CROATÁ II

20.

ESCOLA JOAQUIM NOGUEIRA LOPES

LAGOA SECA

21.

ESCOLA DANILO COSTA

PEDRA BRANCA

22.

PRAÇA DE SKATE - Residencial Geraldo Magela

PEDRA BRANCA

23.

PRAÇA PLANALTO POPULAR

PLANALTO POPULAR

24.

POSTO DE SAÚDE TUCUM

TUCUM

25.

POSTO DE SAUDE DA MANGABEIRA

MANGABEIRA

#Saúde 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacajus bate a meta de vacinação contra a poliomelite e 95% das crianças são vacinadas

Pacajus bate meta de vacinação contra Poliomielite

A Secretaria Municipal de Saúde informa que 98,06% de crianças a partir de 1 ano a menores de 5 anos foram vacinadas contra paralisia infantil.

Gratidão à todos que contribuíram para este resultado!

#Saúde 16/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde divulga 1ª etapa da vacinação antirrabica na Zona rural

tenção, humanos: tá chegando a hora de vacinar seu filho pet! A Prefeitura de Pacajus, por meio do Setor de Zoonoses, vai iniciar a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 em cães e gatos. A primeira etapa terá início no dia 22 de outubro (sábado), na zona rural do município.

De 8h às 16h.Em breve, será divulgado a data para vacinação na Sede.A Campanha de Vacinação tem objetivo de estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva entre os animais e com isso, a prevenção de intercorrência em humanos. Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade.

#Saúde 08/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza Mutirão para vacinação contra a covid-19

Secretaria de Saúde informa que neste sábado (09/07), haverá mutirão de vacinação contra a COVID-19 no Centro de Vacinação de 8h às 12h!

Não deixe de se proteger contra o Coronavírus!

#Saúde 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sede do Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS recebe melhorias na estrutura

Mais reforma vindo por aí. Nesta sexta-feira (20) pela manhã será realizada a entrega da reforma do Centro de Atendimento Psicossocial - Caps de Pacajus, que fica localizado na rua Rua Tenente Mário Teles, no Croatá II, às 9h. É mais um avanço na gestão que trabalha e faz acontecer nesses 87 anos!

#Saúde 02/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde inicia 2ª fase da vacinação contra a gripe influenza

Hoje (02/05), estamos iniciando a segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza.

Fique atento ao público alvo:
- Gestantes e Puérperas; (H1N1)
- Povos indígenas; (H1N1)
- Professores; (H1N1)
- Comorbidades;(H1N1)
- Pessoas com deficiência permanente;(H1N1)
- Caminhoneiros; (H1N1)
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de
passageiros urbano e de longo curso; (H1N1)
- Trabalhadores portuários; (H1N1)
Forças de segurança e salvamento; (H1N1)
- Forças Armadas; (H1N1)
- Funcionário do sistema de privação de liberdade; (H1N1)
- População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas. (H1N1)

Os grupos da primeira fase (crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e profissionais de saúde) que ainda não se vacinaram, poderão receber sua vacina até dia 3 de junho. A vacinação está sendo indicada para os trabalhadores de Pacajus e não os residentes que trabalham em outros municípios. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão vacinando de 8h às 16h.

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde inicia campanha de vacinação contra a Influenza e o sarampo

A Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo começa nesta segunda-feira (04/04), em todas Unidades Básicas de Saúde de 8h às 16h.

Neste primeiro momento, a Campanha de Vacinação contemplará:

Trabalhadores da Saúde (Influenza + Sarampo) e Idosos (Influenza para maiores de 60 anos).

É importante que o profissional de saúde apresente: Comprovante de vínculo com instituições de saúde público ou privada, documento com foto e cartão de vacina.

É necessário respeitar o intervalo de 15 dias entre a vacina contra o COVID-19.

Proteja-se. Vacine-se contra a Gripe!

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Pacajus realiza entrega da reforma da UBS da Pauliceia

A prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na sexta-feira (01), na Pauliceia, a reforma da Unidade Básica de Saúde Francisco Severino de Araújo. A unidade recebeu novas salas, requalificação nos consultórios, climatização e ambientes mais modernos para garantir um atendimento humanizado às pessoas.

É mais um investimento da prefeitura de Pacajus que vai fazer a diferença e assegurar o acesso da população à atenção primária, a porta de entrada do SUS.

#Saúde 16/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Confira o cronograma semanal de vacinação contra a covid-19, em Pacajus

A Prefeitura de Pacajus através da Secretaria de Saúde divulga cronograma de vacinação contra Covid-19.

(Calendário sujeito a alteração nas próximas semanas)

A vacinação está acontecendo no Centro de Vacinação (Entrada pelo Ginásio Municipal - antiga Casa do Cidadão).

Fique atento aos dias e público-alvo:

Segunda, Terça e Quarta e Quinta-feira (apenas pessoas a partir de 12 anos)

D1, D2 (Pfizer)

D3 (Pfizer, Astrazeneca e Janssen)

Terça-feira

D2: Butantan, Astrazeneca e Janssen (Apenas pessoas a partir de 12 anos)

Sexta-feira

D1 e D2: Pfizer Pediátrica ou Butantan (apenas Crianças cadastradas no site Saúde Digital na idade de acordo com idade vigente para vacinação).

De 8h às 15:30h.

ATENÇÃO!

D1: Se você ainda não começou seu esquema vacinal, corre pro Centro de Vacinação que já temos estoque de primeira dose!

D2: Data pré-agendada no cartão de vacinação.

D3: Pessoas que tomaram a D2 com mais de 4 meses ou se Janssen 2 meses da última dose.

??D1: Obrigatório cadastro no site Saúde Digital.

#Saúde 11/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de endemias recebem capacitação sobre gerenciamento ambiental e coleta seletiva

O Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Secretaria de Saúde, realizaram na manhã de hoje (9), uma formação para os Agentes de Endemias sobre o Gerenciamento Ambiental e Coleta Seletiva.

A formação foi ministrada pela professora Beatriz Souza.

O objetivo principal é traçar metas para divulgar a coleta seletiva e trabalhar a conscientização ambiental no município.

Um trabalho que requer o comprometimento não apenas dos agentes, mas de toda população pacajuense.

#Saúde 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PACAJUS ENTREGA FARDAMENTO DOS AGENTES DE ENDEMIAS, AGENTES DE SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Prefeitura de Pacajus por meio da Secretaria de Saúde realizou na tarde de ontem (25/01), a entrega dos fardamentos para os Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e Vigilância Sanitária. Cada profissional recebeu: boné, colete, blusa uv, calça, bota, mochila, protetor solar e labial. O novo fardamento além de padronizar, é essencial para garantir a identificação e segurança no desempenho de cada função.É mais compromisso da gestão com os profissionais.

#Saúde 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA INICIA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS MAIS DE 11 ANOS

Vai iniciar nesta sexta-feira, 21 de janeiro, a primeira dose pediátrica para crianças a partir de 11 anos de idade. A dose será aplicada no Centro de Vacinação, localizado ao lado do Ginásio Municipal, na antiga Casa do Cidadão.

O horário da vacinação será de 8h às 16h. As crianças devem estar acompanhadas com responsável maior de idade, deve está cadastrado no Saúde Digital e ter todos os documentos: RG, CPF, Cartão do Sus e comprovante de endereço

#Saúde 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PACAJUS INICIA VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 11 ANOS

Vai iniciar nesta sexta-feira, 21 de janeiro, a primeira dose pediátrica para crianças a partir de 11 anos de idade. A dose será aplicada no Centro de Vacinação, localizado ao lado do Ginásio Municipal, na antiga Casa do Cidadão.

O horário da vacinação será de 8h às 16h. As crianças deve estar acompanhadas com responsável maior de idade, deve está cadastrado no Saúde Digital e ter todos os documentos: RG, CPF, Cartão do Sus e comprovante de endereço.

Excepcionalmente nesta sexta não haverá vacinação da população adulta.

??Crianças imunocomprometidas, cardiopatas, hipersensibilidade, problemas de coagulação
(Levar autorização médica).

#Saúde 18/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com alta das síndromes respirátorias, Hospital Municipal de Pacajus registra aumento no atendimento

O Hospital Municipal José Maria Philomeno Gomes registrou nos 15 primeiros dias de janeiro mais de 6 mil atendimentos ambulatoriais. O aumento expressivo das síndromes gripais e de casos positivos de Covid-19 vem crescendo e, com isso, o Hospital está com alta nos atendimentos. Apesar dos desafios, a Unidade Hospitalar está em pleno funcionamento com equipes médicas de plantão atuando no atendimento à população pacajuense.

A modernização e reforma do Hospital tem gerados ótimos resultados, e quem ganha são as pessoas, que passaram a ter uma estrutura com mais qualidade no próprio município.

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novo centro de vacinação passa a funcionar nesta segunda-feira (17)
#Saúde 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE INICIA CAMPANHA CONTRA AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E ALERTA SOBRE OS CUIDADOS

A combinação clima mais frio e o ar mais seco é propícia para doenças respiratórias. Nem sempre gripe comum é uma doença simples. Ela pode evoluir para uma pneumonia ou complicações graves.

Como previnir?

?Evite aglomerações;

? Se precisar sair, use máscara;

? Tenha higiene para tossir ou espirrar;

? Mantenha o ambiente sempre arejado;

? Quando tempo esfriar, se agasalhe;

? Se alimente com comidas saudáveis e beba bastante líquido;

? Inclua no cardápio frutas e legumes com vitaminas C e D.

Cuide-se!

#Saúde 09/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JANEIRO ROXO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE. CUIDE-SE!

A campanha Janeiro Roxo esclarece e conscientiza a população sobre a Hanseníase. Uma doença que ainda é vista com preconceito e desinformação. Causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae, a doença atinge principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.
Se manifesta pela diminuição ou ausência da sensibilidade, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, redução da força muscular, sensação de formigamento nas mãos ou pés.
A hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco de sequelas. Em caso de dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima!

Identificou, tratou, curou!

#Saúde 07/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde inicia campanha de mobilização contra HVI/AIDS

Hoje é o dia para reforçar que precisamos sempre nos cuidar e falar sobre a importância da prevenção contra a Aids. A prevenção é muito importante. A proteção é a melhor forma de prevenção.

#Saúde 15/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realiza dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes está chegando.
Leve seu filho de 6 meses à menores de 15 anos, à Unidade de Saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação.

Será neste sábado, dia 16/10 em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sede da Secretaria de Saúde a partir das 8h.
??

Confira as vacinas disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação:

Para crianças menores de 7 anos de idade:
BCG, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenzae tipo B), VIP (poliomielite inativada), VOP (poliomielite atenuada), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Hepatite A, Hepatite B, DTP (difteria, tétano e coqueluche), Varicela.

Para crianças a partir de 7 anos e adolescentes menores de 15 anos de idade:
Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT (difteria e tétano), HPV, Meningite ACWY, Hepatite B, dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular para adolescentes gestantes).

Vacinar seu filho é um gesto de amor e responsabilidade.

#Saúde 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde inicia campanha de vacinação contra a febre amarela

A Prefeitura de Pacajus através da Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto Icajus, está realizando inscrições para Cursos Básicos de Iniciação Artística. Os cursos são: Ballet, Dança, Teatro, Artes Visuais, Instrumentos Musicais e Audiovisual.

Os cursos são gratuitos e realizados no Espaço MultiArte ao lado da Secretaria de 8h às 17h. As inscrições são realizadas na sede da Secretaria de Cultura de 8h às 17h e as informações dos cursos podem ser esclarecidas através da Secretaria de Cultura.

#Saúde 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidades Básicas de Saúde iniciam pesagem dos beneficiários do programa bolsa família

A Prefeitura de Pacajus através da Secretaria de Educação se preparou para garantir à volta as aulas de forma segura e com muito compromisso! As aulas das Escolas da rede pública municipal terão início amanhã (15), seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Desejamos a todos um excelente retorno!

#Saúde 20/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde da criança: prefeitura lança campanha de suplementação da vitamina A

A Campanha de Suplementação de Vitamina A, é um Programa do Ministério da Saúde que busca reduzir e controlar a deficiência nutricional dessa vitamina em crianças.
A vitamina A é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança, atuando como barreiras de proteção contra infecções. Na próxima sexta-feira, dia 23, leve sua criança de 6 meses a menores de 5 anos para a Unidade de Saúde mais perto da sua casa para receber a dose de vitamina A.

#Saúde 13/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital Municipal de Pacajus zera internações por Covid-19

Na manhã desta terça-feira (13), o Hospital José Maria Philomeno Gomes, em Pacajus, não registrou nenhum paciente internado por Covid-19. Conforme a diretoria do Hospital, último paciente teve alta ainda nas primeiras horas da segunda-feira,12. Não há mais pacientes internados na enfermaria e, também, uma redução de pessoas com suspeita da doença.

Os números das internações por covid-19 vêm diminuindo desde o começo de junho. Diferente da superlotação que apresentou ainda no início de abril, quando a unidade hospitalar estava operando acima da capacidade máxima, com mais de 35 internações. No final de junho, a média diária era de 6 pacientes na enfermaria.

"Sofremos uma das piores crises na segunda onda. Foi uma verdadeira superação e união de todos os profissionais que atuaram de mãos dadas, apesar do colapso, para salvar vidas. Tivemos esse desafio e, com certeza, é um momento de celebrar essa notícia. Mas não podemos relaxar nos cuidados e na prevenção", afirmou o diretor do Hospital, João Carlos Rocha.

#Saúde 07/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha da vacinação contra a gripe amplia para público geral acima 6 meses de idade

A Prefeitura de Pacajus através da Secretaria Municipal de Saúde informa que está aberta a vacinação contra a Influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade.
A recomendação é do Ministério da Saúde para evitar o aparecimento da doença e suas complicações. Compareça até a Unidade Básica de Saúde mais próxima e vacine-se!

Atenção! Se você tomou a vacina contra a Covid-19, é preciso esperar 14 dias para tomar a vacina contra a H1N1 e vice-versa.

#Saúde 02/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacajus avança na vacinação contra a covid-19 para o público em geral a cima de 35 anos

Pacajus avança na vacinação contra a Covid-19. Estão abertas novas vagas de agendamento no Saúde Digital para as pessoas a partir de 35 anos. As vagas são limitadas!


Você deve realizar o cadastro e agendamento no site: https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/#/boas-vindas

Lembrete: para quem estava cadastrado como grupo prioritário, deve editar o cadastro para o público geral.

#Saúde 23/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nucleo de enfrentamento à covid-19 será desativado sexta-feira, 25

A prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que devido a baixa procura pelo serviço, a partir desta sexta-feira (25), o Centro de Referência para o tratamento da covid-19 será desativado. O atendimento e a coletas de exames passam a ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde de forma agendada.

Mesmo com a desativação do Núcleo, é necessário que a população possa manter os cuidados básicos como uso obrigatório de máscaras, higiene e evitar aglomerações. É mais uma etapa vencida. Agora Pacajus segue trabalhando para dar agilidade na vacinação, pois só assim venceremos!

#Saúde 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacajus inicia vacinação contra a covid-19 para as pessoas a cima de 40 anos

Sera´ aberto hoje (21/06), a`s 12h, o agendamento para a vacinac¸a~o da populac¸a~o de Pacajus a partir de 40 anos.

Voce^ deve realizar o cadastro e agendamento no site: www.vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

Pontos de vacinac¸a~o e datas disponi´veis:

Posto de Sau´de da Cohab;

23, 24 e 25 de junho

Posto de Sau´de do Bangue^ 2;

22, 23, 24 e 25 de junho

Drive-Thru de Vacinac¸a~o, em frente a Secretaria de Sau´de;

23 e 24 de junho

Lembrete: para quem estava cadastrado como grupo priorita´rio, deve editar o cadastro para o pu´blico geral.

#Saúde 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE #VacinaContraCovid-19: Saúde Digital abre agendamento para população de Pacajus a partir de 45 anos

Seraì aberto nesta quinta-feira (17/06), aÌs 19h, o agendamento para a vacinac¸aÞo da populac¸aÞo de Pacajus a partir de 45 anos.

Voce^ deve realizar o cadastro e agendamento no site: www.vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

As datas disponiìveis para o agendamento:
18, 21 e 22 de junho.

Pontos de vacinac¸aÞo:

Posto de Saude da Cohab.
Drive-Thru Vacinac¸aÞo, em frente a Secretaria de Sauìde.

Lembrando para quem estava cadastrado como grupo prioritaìrio, deve editar o cadastro para o puìblico geral.

#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde divulga novos locais para população realizar cadastramento da vacina contra covid-19

Novos locais de cadastramento! Para a população que está com dificuldade de realizar o cadastro no Saúde Digital, a prefeitura de Pacajus está divulgando novos pontos para quem precisa realizar o cadastramento e agendamento da vacinação contra a Covid-19. Os locais estão funcionando a partir desta quinta-feira, 17 de junho, 08h às 12h.

Locais de cadastramento:

Balcão do Cidadão (Câmara Municipal) R. Raimundo Costa, 553 - Centro.

Secretaria Municipal de Cultura, R. José Leite, 702 - Centro.

CRAS BANGUÊ, R. Maria Anunciada, 60 Banguê I. (20 senhas diárias)

CRAS COAÇU, R. Vinte e Três de Maio, 237 - Coaçu. (20 senhas diárias)

Documentação necessária para o cadastro:
RG (documento com foto)
CPF
Comprovante de Endereço

#Saúde 15/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacajus inicia vacinação contra a covid-19 para população geral a partir de 50 anos

A Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Sauìde, informa que a partir desta segunda-feira (14/06), teraì iniìcio a vacinac¸aÞo da populac¸aÞo geral contra a Covid-19 a partir de 50 anos.
De você tem 50 anos ou mais, já se cadastrou no S
auìde Digital e teve seu horaìrio de vacinac¸aÞo agendado, se dirija ateì a prac¸a Renato Pessoa de Aguiar (Em frente a Secretaria de Sauìde) até aÌs 18h.

Não esquec¸a os documentos necessaìrios: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de enderec¸o.

Se você ainda não é cadastrado no site Saúde Digital, preencha corretamente todas as informações em:
vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

Preparem os bracinhos
.

#Saúde 09/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacajus inicia 3ª fase da vacinação contra gripe nos postos de Saúde

Prefeitura de Pacajus atrave´s da Secretaria Municipal de Sau´de informa que vai iniciar, a partir do dia 9 de junho, a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinac¸a~o contra a Gripe.

Público da Fase 3 (09/06):

-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

-Pessoas com deficiência permanente

-Forças de segurança e salvamento

-Caminhoneiros

-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

-Trabalhadores portuários

-Funcionários do sistema prisional

-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

-População privada de liberdade.

Procure o posto mais próximo de sua residência. Cuide-se! Vacine-se!

#Saúde 02/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Não deixe a dengue crescer: Pacajus realiza campanha contra a dengue

O mundo todo vive um momento muito difícil devido a pandemia da Covid-19, mas não podemos esquecer de redobrar os cuidados com a Dengue, Zika e Chikungunya.

A reprodução do mosquito acontece em água limpa e parada, por isso grande parte dos focos do aedes aegypt está dentro de casa.

Devemos manter as medidas para a não proliferação do mosquito na sua casa. Para prevenir, é preciso combater.

Elimine acúmulos de água e proteja-se!

Lembre-se: 10 minutos salvam vidas!

#Saúde 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura divulga programação oficial dos 86 anos de Pacajus

Vem aí os 86 anos de Pacajus: teus filhos contam a tua história. A história de Pacajus contada por seus filhos é trazer para a cena principal os protagonistas de uma jornada de 86 anos. É resgatar uma história cheia de cores, sabores, pessoas que ficaram nas memórias e perpetuadas nos corações de muitos que vivenciaram contos, fatos e lendas da cidade. Em tempos incertos de distanciamento social, reviver a história da cidade é como um sopro de esperança.

O município vive hoje um novo tempo. Um tempo de reencontro da história com o seu povo, que apesar das inconstâncias, pulsa nos corações de mais 80 mil pacajuenses o amor e o orgulho de viver nesse pedacinho de chão tão querido e amado. Pacajus é uma terra de gente acolhedora e que não desiste de lutar. Até porque comemorar a cidade é celebrar a sua história.

PROGRAMAÇÃO:

19/05 - 18H - LIVE ABERTURA OFICIAL

20/05 - 18H - LIVE MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

21/05 - 18H - LIVE CULTO

22/05 - 18H - LIVE LAGOSTA BRONZEADA

23/05 - 18H - LIVE ESPETÁCULO TEUS FILHOS CONTAM TUA HISTÓRIA

#Saúde 19/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Educação entrega mais de 10 mil kits da merenda escolar para estudantes da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Pacajus através da Secretaria Municipal de Educação finalizou na última quarta-feira (15/04), a entrega dos kits de alimentação escolar do primeiro trimestre de 2021 para as famílias dos alunos da rede municipal de ensino.


Foram entregues 10.400 kits. Totalizando um investimento de quase 500 mil reais.
Essa ação faz parte do conjunto de medidas para minimizar o impacto causado pela pandemia do Coronavírus.

#Saúde 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacajus faz aquisição de capacetes elmos para reforçar no tratamento de pacientes com covid-19

A Prefeitura Municipal de Pacajus fez a aquisição de capacetes ELMO - Dispositivo de respiração assistida artificial não invasivo para tratamento de pacientes com Covid-19. Pacajus é um dos primeiros municípios da sua região a utilizar o equipamento, que vai beneficiar pacientes que estão em tratamento contra o novo coronavírus no Hospital Municipal.

O dispositivo é uma alternativa fundamental para o tratamento de pacientes que se enquadrarem em diagnósticos de doenças respiratórias e deve ser a solução para a diminuição da necessidade de intubação, evitando internações em UTI, além de garantir a segurança dos profissionais da saúde, um método não invasivo e que gera bastante conforto a quem dele precisa.

#Saúde 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação contra a influenza inicia nesta quarta-feira (14), com prioridade para crianças de 6 meses a 2 anos

A 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza terá início amanhã, 14/04 em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Nessa primeira etapa serão vacinados: crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias.

O objetivo da Campanha é diminuir as complicações e mortalidades, que são consequências das infecções pelo vírus da Influenza.

ATENÇÃO!
- De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, as pessoas que primeiramente tomarem a vacina da Influenza, devem aguardar o prazo de 14 dias para receber a dose da vacina contra a Covid-19.
- É importante não esquecer o cartão de vacinação para a avaliação da equipe da Unidade de Saúde.
- A vacinação contra a Covid-19 continua sendo realizada em pontos de Drive-thru e com equipes volantes vacinando nas residências.

#Saúde 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde entrega Centro de Atendimento e enfrentamento à Covid-19

A Prefeitura Municipal informa que para evitar o aumento pelo contágio do Coronavírus, o Colégio Municipal agora é uma UNIDADE DE REFERÊNCIA PARA O ATENDIMENTO - COVID-19.

Tomando as medidas necessárias ao achatamento da curva de disseminação do vírus, o objetivo principal é desafogar os atendimentos no Hospital Municipal José Maria Philomeno Gomes.
"Essa unidade vem para reforçar a nossa rede de assistência aos pacientes com Covid-19", ressaltou a Secretária de Saúde, Marta Menezes.

Os atendimentos são realizados por profissionais especializados e acontecem de 8h às 12h e de 13h às 16h.

#Saúde 16/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nota informativa sobre a situação do Hospital José Maria Philomeno Gomes

A Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer sobre as últimas informações que andam circulando nas redes sociais sobre o Hospital José Maria Philomeno Gomes.

1) Primeiramente importante se faz mencionar que a crise na saúde pública tornou-se exponencialmente mais intensa nos últimos dias, quando o Brasil inteiro sofre uma nova onda de propagação do Covid-19, especialmente o Estado do Ceará com o advento de uma nova variante do COVID-19. Sendo um dos primeiros municípios a adotar o "lockdown", na região metropolitana, com o objetivo de controlar a propagação do Coronavirus.

2) Na manhã desta terça-feira (16) ocorreram transferências de pacientes que estavam internados no Hospital e apresentavam estado clínico grave, sendo que o Hospital de Pacajus é secundário e tem internamento para pacientes de baixa e média complexidade, tendo, na noite anterior, atingindo sua capacidade máxima. Fato esse que levou a acionar o Estado do Ceará, por meio do SAMU, para a realização de transferências dessas pacientes em vagas zero.

3) Hoje o Hospital conta com uma usina de oxigênio que está operando com a capacidade máxima, no seu limite, devido à alta demanda e quantidade de pacientes que o Hospital vem recebendo. A usina produz até 16 mil m³ por hora de oxigênio medicinal, mas é insuficiente para a quantidade de pacientes em casos graves. A transferência é um excesso de cuidado para que não haja falta do oxigênio devido à sobrecarga do sistema.

4) É público e notório que os municípios, do Estado do Ceará, vêm enfrentando problemas em adquirir oxigênio hospitalar. Diante desse fato, o Município de Pacajus, mesmo com sua usina de oxigênio, não está medindo esforços para adquirir cilindros de oxigênios hospitalares.

5) O município ampliou os números de profissionais de saúde ao atendimento de pacientes com COVID-19, bem como ampliou suas estruturas aos limites máximos de suas possibilidades para atendimento exclusivo a pacientes em tratamento da COVID-19

6) A Secretaria de Saúde, a direção do Hospital Municipal e os profissionais da Saúde tem se empenhado em manter o adequado funcionamento do hospital, com seus insumos e profissionais, tentando também o apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do SAMU/CE para garantir a transferência dos pacientes críticos, porém, a demanda de pacientes críticos é atípica em todos os locais.

Por fim, o município de Pacajus/CE vem informar trabalha incansavelmente com a missão de salvar vidas e prestar o melhor atendimento possível a sua população.

#Saúde 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital de Pacajus conta com usina na produção de oxigênio

O hospital José Maria Philomeno Gomes, localizado em Pacajus (região metropolitana de Fortaleza), produz por meio de uma usina o seu próprio oxigênio para os pacientes hospitalizados.

A usina produz até 16 mil m³ por hora de oxigênio medicinal, que atende os pacientes internados com necessidades da oxigenoterapia. "É um ganho imenso para o Hospital, poucas unidades da região contam com o serviço, e devido a instabilidade que o Estado e o País passa, é uma retaguarda importante em relação à dependência de cilindros", disse o diretor do Hospital José Maria Philomeno Gomes, João Carlos Rocha.

O equipamento faz a captação do ar ambiente, retira as impurezas, e armazena o oxigênio na produção do ar medicinal para os pacientes em recuperação.

O espaço da usina foi criado na reforma e ampliação do hospital, que foi realizada ainda no início da pandemia em 2020.

#Saúde 05/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura divulga novas médidas mais rígidas de combate à nova onda da covid-19

Prefeitura de Pacajus informa novas medidas de isolamento social mais rígidas de 5 a 18 de março de 2021 em combate ao Coronavírus.

Pedimos a colaboração de todos para diminuir os riscos de contaminação.

Está suspenso o atendimento presencial em:

- Bares, restaurantes e lanchonetes. Permitido apenas o funcionamento para serviço de entrega. Também permitido o funcionamento de estabelecimentos localizados no interior de hotéis e pousadas, desde que atendimento exclusivamente a hóspedes;

- cinemas e outros equipamentos culturais públicos e privados;

- academias, clubes e centros de ginástica. Atividades físicas e individuais ou coletivas em espaços públicos ou privados abertos ao público também estão suspensos;

- Lojas, comércios, shoppings e galeria/centro comercial, exceto supermercados, farmácias, lojas de material de construção e locais que prestam serviços de saúde no interior desses estabelecimentos. O comércio pode funcionar por serviço de entrega.

- Estabelecimento de ensino para atividades presenciais, salvo atividades que o ensino remoto seja inviável: treinamento para profissionais de saúde, aulas práticas para concludentes do ensino superior e berçário da educação infantil para crianças de zero a três anos;

- Feiras e exposições;

- Açude, lagoa, rio e piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo que permitam aglomeração de pessoas;

- Eventos e festas de qualquer natureza em ambiente aberto ou fechado, público ou privado.

- Será permitido o funcionamento de templos, igrejas e demais instituições religiosas poderão funcionar desde que mantenham 30% da capacidade e aconteça até as 17h. Sendo que após esses horários, só será permitida a celebração por transmissão virtual.

Órgãos e entidades municipais continuarão funcionando por meio do trabalho exclusivamente remoto.

#Saúde 04/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realiza drive-thru para vacinar idosos contra a covid-19 acima de 85 anos cadastrados nos Postos de Saúde

Prefeitura Municipal de Pacajus por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que no próximo sábado (06/03) de 8h às 11:30h, vai acontecer um mutirão de vacinação para idosos acima de 85 anos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde.
A aplicação da vacina ocorrerá no formato "drive-thru" na praça Renato Pessoa de Aguiar (Em frente a Secretaria de Saúde).

Para quem ainda não realizou cadastro, poderá ser feito até 12h da sexta-feira (05/03) nas Unidades Básicas de Saúde.

Poderá participar carro, moto e bicicleta.

Divulgaremos amanhã (05/03), uma lista de nomes para confirmação.

A partir da próxima segunda-feira (08/03) começará o cadastramento de idosos a partir de 80 anos nas Unidades Básicas de Saúde. Que devem especificar se querem ser vacinados em casa ou no sistema "drive thru".

Atenção!
Pessoas com sintomas gripais, febre ou teste positivo para Covid-19, com menos de 30 dias não poderão tomar a vacina.

#Saúde 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde divulga nota explicativa sobre a vacinação contra a covid-19

Nova resolução para vacinação

A Prefeitura Municipal de Pacajus por meio da Secretaria Municipal de Sauìde informa que o municiìpio de Pacajus recebeu a 3ª remessa da vacina Coronavac. Em uma nova resoluc¸aÞo divulgada pelo Governo do Estado no iniìcio do me^s, os municiìpios que tiverem vacinado mais de 90% dos trabalhadores de sauìde da linha de frente poderaÞo tambeìm utilizar a Coronavac para vacinar idosos.
Nessa primeira fase, iremos priorizar os idosos a partir de 75 anos acamados e a partir de 85 anos naÞo acamados.

Se voce^ te
m idoso em casa acamado a partir de 75 anos ou naÞo acamados a partir de 85 anos, vaì ateì a Unidade Baìsica de Sauìde mais proìxima portando documento de identificac¸aÞo para realizar o cadastro.
Vamos continuar trabalhando com honestidade e transpare^ncia para que todos os pacajuenses sejam vacinados.

#Saúde 20/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realiza barreiras sanitárias na entrada cidade com foco em conscientizar na prevenção da covid-19



A Prefeitura Municipal de Pacajus instalou hoje (19) barreiras sanitárias nas entradas da cidade com o objetivo de controlar a propagação da Covid-19 no município. A atividade consiste na abordagem de motoristas para orientações de conscientização.

#Saúde 19/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura informa: serviços públicos não essenciais funcionarão de forma remota

Prefeitura Municipal de Pacajus informa que os serviços das Secretarias Municipais, considerados não essenciais, estão funcionando de forma remota.

Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.

#Agricultura 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa Hora do Trator atende agricultores da zona rural de Pacajus

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Pesca, iniciou na tarde de ontem (16/02) na localidade da Paulicéia o programa Hora do Trator.

O programa está beneficiando agricultores familiares que terão aradagem de 02 hectares garantida com 04 tratores destinados às localidades rurais do município.

#Saúde 15/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prevenção é a melhor proteção: Saúde lança campanha contra as doenças sexualmente transmissíveis A prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria de Saúde, inicia campanha contra a IST'S com foco na prevenção.
#Saúde 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Coordenação de imunização divulga nota sobre o plano de vacinação em Pacajus

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, vem esclarecer sobre o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Pacajus.

O município recebeu dois tipos de vacinas: Butantã (destinada aos profissionais da Saúde) e a Oxford (destinada aos idosos acima de 75 anos).

Tendo em vista que a primeira etapa de vacinação dos profissionais de saúde na linha de frente foi concluída e todos os profissionais vacinados, o município iniciou ontem (10/02) a aplicação das vacinas na rede particular, que inclui: farmácias, clínicas médicas e odontológicas, funerárias e etc.

Conforme a Nota Técnica, profissionais que trabalham no município, mas moram em outra cidade, podem tomar vacina na Unidade Básica de Saúde próximo onde trabalha.

Os órgãos competentes estão acompanhando todo processo de vacinação, para que ocorra com transparência para população.

#Saúde 10/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacajus registra mil pessoas vacinadas contra a covid-19

Já passamos da marca de mil pacajuenses vacinados com a primeira dose contra a Covid-19.

Esse é um esforço dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Estão sendo vacinados os profissionais de saúde, idosos acamados acima de 75 anos e idosos que vivem em instituições.

Fique atento as datas e divulgação dos próximos públicos-alvo de acordo com o Plano de Imunização Nacional.

#Saúde 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E IDOSOS ACAMADOS ACIMA DE 75 ANOS RECEBEM VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

A Prefeitura de Pacajus em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde informa dados atualizados da primeira dose da vacina contra a COVID-19: 666 Profissionais de Saúde, 121 idosos acima de 75 anos acamados e 7 idosos institucionalizados, totalizando 794 pessoas vacinadas.

A cada dia, a dose de esperança aumenta em mais pacajuenses.

#Saúde 01/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAF ABASTECIDA: MAIS DE 400 MIL REAIS É INVESTIDO EM MEDICAMENTOS PARA POPULAÇÃO

Mais remédios! A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) recebeu uma remessa de medicamentos para reabastecer as Unidades Básicas de Saúde de Pacajus. A prefeitura vem trabalhando para dar celeridade no processo de distribuição para que a população tenha acesso a medicação nos postos de Saúde.

#Saúde 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a COVID-19

Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, deu ini´cio a campanha de vacinac¸a~o contra a Covid-19. Nesta primeira etapa a prioridade e´ para os profissionais da Sau´de que esta~o na linha de frente de combate ao coronavi´rus de unidades pu´blicas e privadas, idosos institucionalizados (que residem em casa de repouso). O munici´pio recebeu nesse primeiro 571 doses da vacina, ou seja, sera~o vacinados os profissionais da Sau´de.

O restante do pu´blico-alvo da 1º fase sera´ vacinado de forma gradativa, de acordo com a chegada das vacinas. Hoje, foram vacinados os profissionais que trabalham no Hospital Jose´ Maria Philomeno Gomes.

"A vacina e´ um sopro de esperanc¸a. E´ uma luz em meio a escurida~o, e´ tentativa mais acertada para superar essa pandemia. Vamos vencer juntos", citou o prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo.

#Saúde 07/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde informa: 10 postos de saúde em funcionamento. Saiba quais...

A Secretaria de Saúde informa que neste mês de janeiro/2021, dez Unidades Básicas de Saúde estão em funcionamento normal, estando cada uma dessas unidades com dois médicos para melhor atender as demandas e necessidades mais urgentes.

Unidades em funcionamento normalmente:

ABV; Aldeia; Aldeia Park; Bangubrás; Cohab; Coaçú; Croatá 2; Itaipaba; Paulicéia e Pedra Branca.

Informamos que já em primeiro de fevereiro/2021 estaremos com TODAS as nossas unidades em total funcionamento para melhor servir nossa população.

A equipe de coordenadores na Secretaria de Saúde está a disposição pra atender necessidades emergenciais de todos os pacientes se apresentarem.

Agradecemos a compreensão e reafirmamos o nosso compromisso de buscar melhorias para uma melhor assistência a saúde para a população em Pacajus.

#Saúde 16/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura informa: Atendimento suspenso da Caf

A Secretaria Municipal de Saúde, conforme comunicado prévio, informa que a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) está realizando um balanço interno, um inventário, que está seguindo a orientação do Tribunal de Contas do Ceará (TCE). Por isso, o atendimento ao público está suspenso provisoriamente.

Lembrando que durante esse período, as Unidades Básicas de Saúde das localidades da Itaipaba, Croata II e Coaçu, foram abastecidas para que nos dias do inventário não faltasse medicamentos nas unidades. Visto que no momento do inventário não se pode haver movimentações de entradas e de saídas.

Assim que o atendimento da CAF se normalizar, será informado nos veículos de comunicação, bem como nas redes oficiais da prefeitura de Pacajus.

#Saúde 10/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza audiência virtual do Prognóstico dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

A prefeitura de Pacajus convida você a participar da audiência virtual do Prognóstico dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que está sendo elaborado por meio de Convênio de Cooperação Técnica entre a Gestão Municipal e a Cagece.

É uma grande oportunidade para toda população de Pacajus conhecer e entender o Plano Municipal de Saneamento Básico e, de forma participativa, discutir as causas dos problemas e buscar soluções.

É muito importante você participar!

#Saúde 13/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde inicia entrega de mamografia nesta segunda-feira (13)

A prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia segunda-feira, 13/07, a entrega das mamografias para as 192 mulheres que realizaram o exame entre os dias 3, 4 e 6 de março de 2020. Quem realizou o exame nesse período, deve se dirigir ao estacionamento da Secretaria de Saúde, conforme o cronograma estabelecido, no horário de 8h às 12h. Lembrando que é necessário apresentar o documento de Identificação com foto (RG) e o Cartão do Sus.

#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atendimento da Vacina BCG voltará a realizada no Hospital José Maria Philomeno Gomes

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Imunização, informa que a vacinação BCG para os recém-nascidos está sendo realizada, a partir desta quarta-feira, 1º julho, no Hospital José Maria Philomeno Gomes. A vacina está sendo aplicada ainda na parte que não foi reformada, num ambiente exclusivo e desinfectado, para garantir a segurança dos bebezinhos e das mamães.

#Saúde 26/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nova ala de tratamento da covid-19 registra mais de 300 atendimentos, em menos de 20 dias

A nova ala de tratamento da covid-19, no Hospital José Maria Philomeno Gomes, já registrou 326 atendimentos, depois da entrega realizada no dia 9 de junho. Aplausos para os nossos profissionais que estão na linha de frente e são fundamentais no cuidado com as pessoas. A nossa esperança é que tudo isso vai passar. Seguimos confiantes!

#Saúde 11/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE #Covid-19 - Município de Pacajus recebe 4 novos respiradores do Governo Federal

O municiìpio de Pacajus recebeu ontem, 10 de junho, 4 novos respiradores, destinados pelo Governo Federal, por intermeìdio do senador Eduardo Girão. Os equipamentos estaraÞo disponiìveis para os pacientes na ala exclusiva para o tratamento da covid-19, no hospital Joseì Maria Philomeno Gomes. Esse eì o momento de uniaÞo para salvar vidas e, principalmente, garantir o cuidado das pessoas.

#Saúde 08/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Pacajus entrega nova ala para tratamento da covid-19 no novo Hospital Municipal Novos leitos funcionarão na parte reformada do Hospital José Maria Philomento Gomes, exclusiva para os pacientes com coronavírus.
#Saúde 04/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a gripe (influenza) é prorrogada até o dia 30 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe segue agora com prazo ampliado até o dia 30 de junho para todos os públicos prioritários. Conforme o Mistério da Saúde, apenas 63,53% do público-alvo procuraram um posto de saúde para se vacinar. É esperado com a prorrogação, alcançar mais 28,3 milhões de brasileiros.

É importante lembrar que a vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, auxilia no diagnóstico para a COVID-19, já que os sintomas da Influenza são parecidos. Procure o posto mais próximo de sua residência e VACINE-SE!

#Saúde 04/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UBS Cohab passa a funcionar em horário estendido, 8h às 21h

A Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o atendimento estendido na Unidade Básica de Saúde do Buriti foi suspenso, porém, continua normalmente durante o dia, 8 às 17h. O atendimento estendido foi remanejado para a UBS Cohab.

Dessa forma, ficam funcionando no horário de 8h às 21h, as UBS's Croatá II, Coaçu e Cohab.

Esse horário é de caráter excepcional, devido ao período de contágio do novo coronavírus. As unidades irão atender as demandas de outros bairros, independente da área de abrangência. Caso o paciente apresentar estado grave, será encaminhado para o hospital.

#Saúde 01/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE #Covid-19: Agentes de Saúde realizam distribuição de máscaras na Zona Rural

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's), distribuíram durante essa semana cerca de 6 mil máscaras na zona rural de Pacajus. A ação faz parte de um conjunto de medidas da Prefeitura para evitar a proliferação da COVID-19 e, claro, buscar proteger as famílias que estão mais distantes da sede do município. Queremos agradecer os Agentes Comunitários de Saúde que estão de casa em casa fazendo esse trabalho acontecer. Lembrando que esta ação deverá ser ampliada para os demais bairros e localidades do município.

#Saúde 28/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde divulga nota informativa sobre atualização dos números de covid-19 no municipio

A Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga nota informativa sobre um crescimento significativo nos casos confirmados da COVID-19, em Pacajus.

Conforme repassado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), foi realizada uma busca ativa, entre os meses de abril e maio, nos laboratórios e hospitais da rede particular de Fortaleza;

A atualização dos números de casos confirmados deve dar um salto, pois nessa busca ativa foram verificados casos não contabilizados e/ou não formalizados pelos laboratórios e hospitais particulares;

Somente a partir dessa busca ativa, que os órgãos de controle da Saúde, estão atualizando de forma integral os dados e repassando para os municípios;

A Secretaria Municipal de Saúde de Pacajus, reitera o dever e, principalmente, o compromisso de repassar os dados corretos para a população, pois, compreende-se que a informação é importante e necessária para todos.

#Saúde 27/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura solicita ao governo do estado e governo federal respiradores e equipamentos para o hospital

Nesse momento de Pandemia, a prefeitura de Pacajus não está de braços cruzados. Foi solicitado por meio de ofício, no início de maio, ao governo do estado e ao Ministério da Saúde, o pedido de respiradores e recursos apropriados para o hospital . O Governo do Estado, em breve, deve enviar os equipamentos para o município. Esse é o momento onde toda ajuda é bem-vinda e, principalmente, toda ação de qualquer autoridade do município para salvar vidas é importante. É hora de união. Torcer contra, é torcer por esse vírus que vem apagando histórias.

#Saúde 25/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE #PacajusContraCovid | Saúde inicia entrega de máscaras na zona rural

A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando na entrega de máscaras e, dessa vez, será na Zona Rural do Município. Foi montado um cronograma, do dia 25 de maio ao dia 1 de junho, onde os Agentes Comunitários de Saúde estarão a frente realizando essa ação. Lembrando que hoje o uso da máscara é obrigatório, pois, evita a proliferação do vírus e previne que pessoas mais vulneráveis possam se contaminar.

#Saúde 25/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pacajus já registra 100 pessoas curadas de covid-19

Vamos falar de notícia boa? Conforme os últimos boletins epidemiológicos, o município de Pacajus registrou 100 pessoas que estão recuperadas e que venceram o Covid-19. Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde. Estamos na luta agora para frear a contaminação e o mais importante: Salvar vidas!

#Saúde 11/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura inicia terceira fase da vacinação contra a gripe

Iniciou-se hoje, (11), a terceira fase da campanha nacional de vacinação contra a Gripe (Influenza - H1N1). Esta fase será divida em dois períodos. O primeiro período vai até o dia 17 de maio e terá como público prioritário pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.

IMPORTANTE: A vacina contra gripe não protege contra o Coronavírus.

Para verificar se a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência está realizando a vacina, disque (85)99730-6961.

#Saúde 06/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Pacajus define novas medidas de enfrentamento contra o novo coronavírus

A prefeitura de Pacajus, por meio do decreto publicado, prorroga e define novas medidas de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). As medidas ficam mantidas até o dia 20 de maio de 2020 e seguem as orientações do Governo do Estado do Ceará.

?? As principais medidas adotadas:

• É obrigatório, a partir de 6 de maio de 2020, o uso de máscaras de proteção facial, industriais ou caseiras, por todas as pessoas que precisarem sair de suas residências;

• Fica prorrogado, por mais 30 (trinta) dias, o prazo de suspensão das aulas presenciais em estabelecimentos de ensino, públicos e privados, e demais atividades ou eventos previstos;

• Observada a realidade epidemiológica e do sistema de saúde local, o município de Pacajus poderá adotar medidas mais restritivas, inclusive o estabelecimento de barreiras sanitárias e limitações a entrada de pessoas e veículos provenientes no respectivo território;

• Fica proibida, no município de Pacajus, a circulação de pessoas em locais ou espaços públicos, tais como praças, calçadões, salvo quando em deslocamentos imprescindíveis para acessar as atividades essenciais.

#Saúde 04/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa Saúde Na Hora amplia atendimento das UBS's de Pacajus

Saúde mais perto de você! Diante da pandemia de covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde está implantando hoje, (04/05), o Programa Saúde Na Hora, que amplia o horário de atendimento das UBS's. O programa é uma iniciativa do Governo Federal e busca ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde.

Inicialmente as unidades que passam a funcionar no horário estendido, 8h às 21h, serão: UBS Buriti; UBS Coaçu e UBS Croatá II. Durante o horário estendido, as unidades terão equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Esse horário é de caráter excepcional, devido ao período de contágio do novo coronavírus. As unidades irão atender as demandas de outros bairros, independente da área de abrangência. Caso o paciente apresentar estado grave, será encaminhado para o hospital.

A Secretaria de Saúde está trabalhando para garantir que mais postos de saúde possam também ter o horário ampliado. Juntos, vamos superar todos os desafios e vencer essa batalha.

#Saúde 23/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NASF disponibiliza atendimento remoto multiprofissional

Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estão à disposição dos pacajuenses para orientações a distância. O serviço será multiprofissional e contará com Nutricionista, Assistente social, Fisioterapeuta e Terapeuta ocupacional realizando o atendimento por telefone. O atendimento será apenas por ligação, de segunda a sexta (08h às 12h e 13h às 16h).

#Saúde 13/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vulcabrás doa pares de sapatos hospitalares para profissionais da Saúde de Pacajus

Cerca de 200 Profissionais da Saúde do município de Pacajus receberam da Vulcabrás, a doação de pares de sapatilhas em EVA. Os sapatos hospitalares estão sendo utilizados pelos servidores que estão trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital.

Todo ato de solidariedade é muito bem-vindo. A atitude da empresa representa generosidade e compromisso com a saúde pública. Parabenizamos pela iniciativa e estamos à disposição para fortalecer as parcerias. Juntos iremos superar todos os desafios!

#Saúde 11/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Pacajus alerta sobre o poder do isolamento social

Você sabia que para quebrar o ciclo de contaminação do coronavírus, o isolamento social é fundamental? Conforme uma pesquisa, 1 pessoa infectada com o vírus pode transmitir para 2 a 3 pessoas, e esse número pode dobrar para 7 a 9 pessoas em poucos dias, sendo assim, formando um cadeia rápida de contaminação comunitária, chegando a atingir mais de 400 pessoas em apenas 30 dias. Porém, se você respeitar o isolamento social, esse número pode cair para menos de 3 pessoas infectadas.

Ficar em casa é a regra de ouro para frear a transmissão. Além disso, é importante fortalecer a higienização das mãos, a limpeza, ou seja, basta a colaboração de todos. Saia de casa se realmente for necessário. Depois que tudo isso passar, vamos nos encontrar novamente e, principalmente, voltar a nos abraçar! ?????

#DefesaCivil 09/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vigilância Sanitária realiza fiscalização nos comércios de Pacajus

A Secretaria de Saúde de Pacajus, por meio da Vigilância Sanitária, está realizando ações de monitoramento e fiscalização nos supermercados, bancos, lotéricas e entradas da cidade. Os técnicos estão realizando orientações sobre a questão do distanciamento e a importância da higiene.

É necessário você possa saber que estamos passando por uma crise de saúde pública, devido ao coronavírus (COVID-19) e, agora, a recomendação é evitar aglomeração de pessoas para o vírus não se proliferar. Por isso, vamos respeitar e ficar em isolamento social.

#Saúde 08/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Núcleo de Endemias promove ação de higienização

A prefeitura de Pacajus, por meio do Núcleo de Endemias, realizou hoje a higienização de alguns pontos do centro da cidade. Nesse primeiro momento, bancos e lotéricas passaram pelo processo de limpeza, pois, são lugares potenciais de aglomerações e grande circulação de pessoas. A próxima fase será nos espaços públicos, mercados, supermercados e comércios.

Pacajus está fazendo a sua parte, por isso você deve permanecer em casa e juntos vamos combater esse vírus!

#Saúde 02/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza driver thru da vacinação contra a gripe

A Secretaria municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, 02, o "driver thru" da vacinação contra a gripe (Influenza - H1N1). O público-alvo da ação são os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de Saúde. A estratégia de "driver thru" é necessária neste momento, pois não gera aglomerações e também imuniza os idosos contra os principais sintomas da gripe influenza, ou seja, a vacina não combate o COVID-19.

Idosos a partir de 80 anos e incapacitados para locomoção, têm direito a vacinação em domicílio. Se o Idoso já tem um acompanhamento com Agente de Saúde, ele terá a vacinação em domicílio. Se não houver acompanhamento com Agente de Saúde, uma pessoa da residência deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e solicitar a vacinação a domicílio para o idoso. Lembrando que os Postos estarão sendo reabastecidos amanhã.

E reforçamos o pedido: Fiquem em casa

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura divulga medidas de combate ao COVID-19

Em virtude do registro dos primeiros casos do COVID-19 no Ceará, confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado, a Prefeitura de Pacajus está divulgando as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus. A primeira medida será a suspensão por 15 dias das aulas, obrigatoriamente, a partir do dia 19 de março, adiamento de eventos públicos, atividades sociais, culturais e esportivas que envolvam aglomeração de pessoas. Fica também suspenso o transporte universitário.

Essas medidas são necessárias, pois a transmissão acontece de pessoa para pessoa, pelo ar ou pelo contato com secreções contaminadas - espirro, tosse e catarro.

Também alertamos que se você viajou para o exterior, e em 14 dias apresentar sintomas como: febre, tosse, coriza, dificuldade para respirar, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. A prevenção é essencial. Cuidados de higiene é a principal forma de prevenção, lave bem as mãos com água, sabão e utilize álcool gel. Evite tocar nos olhos, nariz e boca; são medidas que podem ajudar na prevenção do vírus.

Confira na íntegra o decreto de prevenção contra o coronavírus e compartilhe: https://bit.ly/3ddenMr

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE #Coronavírus | Boletim Epidemiólogico de Pacajus (18/03/2020

A prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o boletim epidemiológico desta quarta-feira (18).

#Saúde 04/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Alerta: FAKE NEWS!

Alerta: FAKE NEWS!

#Saúde 02/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito É importante manter-se vigilante o ano inteiro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegytpi.
#Saúde 02/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Devido à aprovação de alguns dos nossos médicos municipais nas provas de Residência Médica
#COVID-19 18/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura anuncia novo decreto de enfrentamento a covid-19 e segue as orientações do Governo do Estado

Prefeitura Municipal de Pacajus divulga decreto de acordo com as novas regras e recomendações do Governo do Estado, que estabelece medidas preventivas direcionadas a evitar a disseminação da Covid-19 no município de Pacajus.

#Saúde 14/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Foi realizada a entrega de uma cama e um colchão hospitalar no bairro Pedra Branca. O beneficiado está recebendo alta, hoje, do HGF e retornará a Pacajus para realizar o seu tratamento em domicílio.
#Saúde 14/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipes das Secretarias de Saúde e Educação estiveram reunidas. Planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE).
#Saúde 13/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nossa campanha Pacajus contra o Sarampo se intensificou! É nesse sábado, dia 15, das 8 às 17h, nas UBSs e também na sede da Secretaria de Saúde.
#Saúde 11/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Iniciamos hoje a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Pacajus! Nessa etapa, nosso foco são crianças e jovens de 05 à 19 anos e o nosso dia D será neste sábado, dia 15.
#Saúde 05/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE E DIREITO DO IDOSO e PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA PESSOAS VULNERÁVEIS.
#Saúde 05/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Planejamento para discutir os temas que serão trabalhados no mês de Fevereiro. É a Secretaria de Saúde junto com a coordenação do NASF trabalhando para o bem da população!
#Saúde 28/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Prefeitura de Pacajus se preocupa com a saúde mental dos pacajuenses.
#Saúde 27/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O período chuvoso começou e a Secretaria de Saúde está de olho!
#Saúde 14/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde realiza mobilização de prevenção contra o câncer de próstata A prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (14) uma manhã de mobilização e conscientização contra o câncer da próstata, com foco em atingir os homens e alertar no diagnostico precoce.
A atividade iniciou em frente à prefeitura, com a caminhada que seguiu até a Praça Renato Pessoa de Aguiar e reuniu profissionais da saúde, servidores e populares da cidade. Após a caminhada, centenas de homens participaram da palestra de sensibilização com profissionais da saúde, além dos serviços disponíveis como aferição de pressão arterial e vacinação. No final do evento, o público, foi encaminhado para a marcação do exame de PSA que será realizado pelo Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel.

AÇÕES DE PREVENÇÃO DO NOVEMBRO AZUL
As ações de combate e prevenção ao câncer de próstata continuam na Rede Municipal de Saúde
Enquanto esperavam consulta para saber o resultado do exame PSA realizado na semana passada, pacientes tiraram dúvidas e participaram de uma palestra sobre aspectos importantes que impactam na qualidade de vida do homem. A palestra foi realizada na Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses e ministrada pelos profissionais do NASF.
A importância da prevenção é essencial, pois o câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial. Quando apresentam sintomas, são semelhantes a sintomas do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Homens a partir de 40 anos com risco elevado podem procurar um médico urologista para conversar sobre a necessidade de realização dos exames de rastreamento (toque retal e dosagem sanguínea de PSA).

#Saúde 05/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de Vacinação Antirrábica terá inicío neste sabádo (9).
No dia 09 de novembro, neste sábado, 07:30h às 16:00h, a coordenação de zoonoses estará realizando o dia D de vacinação antirrábica. As equipes estão concentradas em diversos pontos da cidade, zona rural e nos bairros da sede.

Confira os locais da campanha de vacinação antirrabica 2019:


EEF ARTHUR BANDEIRA - A.B.V
EEF PROF. HERMINIA DE MENDONÇA - ALDEIA
CEI MINHA INFÂNCIA ALDEIA
EEF ALICE LOPES ALDEIA PARK
PRAÇA DA MUTUCA BURITI
POSTO DE SAÚDE BURITI BURITI
EEF PEDRO COSTA BURITI ESMEROS
RODOVIÁRIA BANGUÊ I
EEF RAIMUNDO SOTERO BANGUÊ I
EEF JOÃO DE CASTRO E SILVA BANGUÊ I - MATA
EEF EDITE NOGUEIRA COSTA BANGUÊ I - PAJEÚ
EEF FRANCISCO DA SILVA FILHO - ANTIGO CAMPO COLORADO BANGUÊ II
COLÉGIO MUNICIPAL CENTRO
PRAÇA DA SECRETARIA DE SAÚDE CENTRO
EEF ESAÚ NOGUEIRA COAÇU
PRAÇA DA COHAB COHAB
PRAÇA DO VIRGÍLIO TÁVORA CROATÁ I
CAPELA MÃE RAINHA NO BECO DA MARIA GROSSA CROATÁ I
EEF JOÃO RONALDO CROATÁ II
PRAÇA DO ARI DO AJAX CROATÁ II
EEF JOAQUIM NOGUEIRA LOPES LAGOA SECA
EEF DANILO COSTA PEDRA BRANCA
PRAÇA DE SKATE - Residencial Geraldo Magela PEDRA BRANCA
CEI SOLDADINHO DE CHUMBO PLANALTO POPULAR
POSTO DE SAÚDE MANGABEIRA MANGABEIRA
PRAÇA DA ITAPABA ITAIPABA
PRAÇA DO PASCOAL PASCOAL
#Saúde 09/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Outubro Rosa: Prefeitura realiza ação de agendamento de mamografia A prefeitura de Pacajus, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (9), na praça Renato Pessoa de Aguiar, uma ação de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo uterino. Durante o evento, as mulheres presentes marcaram os exames de mamografia, onde deverão, posteriormente, ser realizados na Policlínica.

Na ocasião, diversas mulheres participaram da palestra e receberam serviços de saúde, como aferição de pressão e aplicação de vacinas. Ao longo do mês de Outubro, a Secretaria de saúde irá conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, bem como realizar exames.
#Saúde 08/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hasteamento da bandeira do Outubro Rosa mobiliza servidores A prefeitura de Pacajus, através da Secretaria de Saúde, convidou os técnicos da Saúde, parceiros e colaboradores para hastear, no Alto do Cumaru, a bandeira do Outubro Rosa.

Hoje o municipio está unido à luta contra o câncer de mama e colo de útero. Vamos cada vez mais fortalecer o acesso de mulheres na realização de ações preventivas!
#Saúde 04/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Combate ao sarampo: prefeitura iniciará campanha de vacinação A prefeitura de Pacajus, através da Secretaria de Saúde, vai iniciar nesta segunda-feira (7) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o Sarampo, que vai até o dia 25 deste mês. O público prioritário serão crianças de seis meses e menores de cinco anos. O dia D de mobilização nacional acontecerá dia 19 de outubro (sábado), onde as Unidades de Saúde abrirão para que as crianças sejam vacinadas.


Já a segunda etapa será entre os dias 18 a 30 de novembro e foco prioritário serão os jovens de 20 á 29 anos. O dia D da imunização será no dia 30 de novembro também nos postos de saúde. É necessário ressaltar que a vacina é a única forma de proteção contra o vírus do Sarampo, por isso os grupos prioritários da campanha estão mais suscetíveis à doença.


Fique ligado nos prazos e procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
#Saúde 02/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Outubro Rosa Outubro Rosa é o mês (de 1 a 31 de outubro) dedicado à prevenção do câncer de mama.
#AvisoDePauta 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realizará ação referente ao Setembro Amarelo A Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo dia 25 de setembro, a partir das 9h, uma ação de valorização da vida e prevenção ao suicídio referente à campanha Setembro Amarelo. O evento acontecerá na Praça Renato Pessoa de Aguiar, no Centro.
Na ocasião, Será realizada uma exposição cultural e com prestação dos seguintes serviços: vacinação, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, exposição em combate ao mosquito aedes aegypt e palestras.

Foto: Divulgação
#Gestão 03/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Revogação da escala de plantão dos funcionários do Hospital Municipal O prefeito Flanky Chaves revogou a Portaria de Nº02/2019/SMS que regulamentava o serviço em escala de plantão dos servidores que trabalham no Hospital Municipal José Maria Philomeno Gomes.
A revogação aconteceu no último dia 27,na Câmara Municipal, em um documento assinado pela Secretária de Saúde, Ana Valesca Nógimo e o prefeito Flanky Chaves.
sso devolve aos nossos servidores o direito de exercer seu plantão apenas o previsto na carga horária do seu concurso.
www.pacajus.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 23:37:55