Prefeito Flanky Chaves recebe jovens com projeto voltado as vítimas de Vitiligo

21 de agosto de 2017   publicado por: Prefeitura de Pacajus

Na manhã desta segunda feira 21, o Prefeito Flanky Chaves, recebeu em seu gabinete no Paço Municipal, as jovens Letícia e Carol, que representaram um equipe que é formada por dez pessoas e tem um lindo projeto que visa atender e auxiliar pessoas vítimas de Vitiligo.

O projeto CRAV (Casa Referencial de Apoio ao Vitiligo) tem por finalidade retirar dúvidas, transmitir conhecimento aos leigos sobre vitiligo e conscientizar em relação ao preconceito, aceitação e auto- estima.

O Prefeito ouviu atentamente as jovens e mostrou interesse em apoiar o projeto e encaminhou as jovens para uma conversa com a Secretária Municipal de Saúde Dra Valesca Nógimo. O Prefeito falou ainda que existe a possibilidade de que até 2018, haja um espaço no hospital municipal, para que o projeto seja desenvolvido.

Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.

Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele.