CajuFest: Pacajus Reúne Negócios e Diversão em um Só Lugar

24 de novembro de 2017   publicado por: Prefeitura de Pacajus

Cadeias Produtivas, Cultura, Artesanato, Turismo, Arte, Esportes e Gastronomia. Tudo isso estará no CajuFest, Festival em torno da Cadeia Produtiva do Caju, que ocorrerá em Pacajus, de 24 a 26 de Novembro, no Complexo Turístico Beira-Açude. A Capital do Caju promove um evento Livre, voltado para toda a família, com estímulo à geração de emprego e renda.

O primeiro dia (sexta – 24.11) será dedicado às exposições, treinamentos e rodadas de negócios em torno da Cajucultura. Haverá aulas de campo, capacitações em unidade móvel, estímulo à formalização e regularização dos empreendimentos e à contratação de crédito para expansão, debates e encontros entre produtores e consumidores. As atividades desse dia serão realizadas em campi diferentes.

Já no sábado (25.11), a partir das 9h, haverá capacitações e exposição das cadeias produtivas do caju, mas o foco é a diversão, o lazer e a cultura, com estímulo aos negócios voltados para turismo em Pacajus. No Complexo Turístico Beira-Açude, em um ambiente acessível e gratuito, haverá competições de Beach Soccer, Vôlei de Praia e Futvôlei, escolha da Rainha do Caju, Escalada e Tirolesa, cujo ponto alto será a apresentação da banda Lagosta Bronzeada, às 22h.

O domingo (26.11) também é dedicado às atividades de lazer, contando ainda com exposições de Artesanato e Produtos feitos a partir do Caju. O dia será repleto de atividades recreativas, como campeonatos esportivos e os shows de Luizinho de Irauçuba, Forró Acoxa e The Dillas, estes últimos a partir das 15h. Um diferencial para o Almoço são as bandas de rock que se apresentarão e presença do Clube de Motociclismo.

CajuFest

O CajuFest é resultado do desejo da Prefeitura de Pacajus em criar um Festival voltado para essa cadeia produtiva, resgatando a raiz do município e do próprio Ceará, tendo em vista que a Cidade é oficialmente reconhecida pelo Estado como Capital do Caju. Com o encontro, que deverá se tornar anual, a gestão municipal pretende estimular exposições e eventos, e incrementar os negócios que decorrem do caju.

A realização do Festival permitirá intercâmbio entre a produção local e os consumidores de todos os lugares, que serão atraídos pelo universo cultural e criativo. A proposta é valorizar o que é feito em Pacajus, a partir do resgate das suas raízes, tendo como base a Cultura do Caju.

O evento contará com toda estrutura de segurança para abrigar em torno de 20 mil Pessoas: Ambulâncias, Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros.

Apoiam o evento o Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Banco do Nordeste (BNB), o HapVida, a Cooperativa da Agricultura Familiar, Vila Nobre Residence e Memorial Eterno.

Sobre o Beira-Açude

O Complexo Turístico Beira-Açude figura como único açude cheio em período de estiagem no Ceará, com infraestrutura de acesso e logística com estacionamentos amplos, orla de água doce disponível para banhos, com 700 metros, em torno dos quais há quatro quiosques fixos de frente ao espelho d’água e uma praça de eventos que comporta 20 mil pessoas/dia, além de pousados e restaurantes que servem o melhor da gastronomia da região.

Confira a Programação Detalhada